quarta-feira, dezembro 08, 2004

UMA SALVA DE VAIAS À ESTUPIDEZ HUMANA

Poucas situações podem exemplificar tão bem a estupidez humana quanto um engarrafamento - ou melhor, quanto a própria existência de uma "hora do rush". Vamos pensar sistematicamente:
1) Um monte de pessoas quer ir para o mesmo lugar;
2) Esse monte de pessoas está com pressa;
Mas segue a conclusão:
3) Esse monte de gente segue em um ritmo extremamente lento para este lugar.

Como pode??

Pra buscar explicar melhor minha problemática, vamos examinar uma situação semelhante. Você provavelmente já viu uma maratona (vamos partir do pressuposto de que a resposta é "sim"). Pensa bem: o que você tem lá? um monte de gente, indo para um mesmo lugar, cheios de pressa. Você já viu engarrafamento em maratona?

"Claro" - poderia você argumentar - "na maratona o espaço da pista para deslocamento é relativamente muito maior do que qualquer pista para carros".

Pois bem, vamos partir daí. Você já viu alguma corrida de carros? Lá a pista não é exatamente tão larga, e a última coisa que você vê lá é alguém buzinando.

"Lógico" - diria você, argumentativo leitor - "Lá, os carros andam a 300km por hora, não tem como ninguém ficar parado!"

Ah, já estamos chegando ao ponto. Não se deve esperar ver carros a essa velocidade (se bem que na Linha Amarela de madrugada seja até recomendável), nem na hora do rush nem em hora nenhuma.

Ah, é aí que chegamos: a velocidade máxima na Linha Vermelha é de 80km/h, sendo a velocidade mínima, assim, 40km/h. Mas experimente pegar a Linha Vermelha segunda-feira às 8:30 da manhã. Você não só não vai encontrar os carros se deslocando na velocidade máxima - como era de se esperar, uma vez que estão com pressa - com também dificilmente vai vê-los se deslocar na velocidade mínima!

Ou seja, além do descompasso entre a pressa das pessoas e a velocidade dos carros, ainda nos deparamos com uma montoeira carros andando a uma velocidade fora dos padrões estipulados pela lei! Visualiza a situação: existe uma determinada hora em que TODOS ESTÃO COM PRESSA E AO MESMO TEMPO TODOS ESTÃO ANDANDO DEVAGAR!!!

Pra buscar a resolução desta aparente contradição, desde criança eu havia formulado a teoria que, hoje, formalizo como Lei do Elemento X, que em síntese, diz que
"Para todo engarrafamento existe um elemento x no início da fila, de modo que:
1. x é um imbecil que nunca abastece o carro antes de sair de casa, ou;
2. x é um motorista que encheu a cara na noite anterior, e resolveu dormir no carro, parado no meio da via de acesso, ou:
3. x é um motorista idiota que sempre esquece o caminho do trabalho, e fica parado se perguntando pra onde ir, ou;
4. x é um filho da puta, pura e simplesmente."

Ou isso, ou somos todos nós um bando de imbecis.